As propostas de revisão tarifária periódica das distribuidoras Companhia Força e Luz do Oeste (CFLO) e Companhia Jaguari de Energia (CJE), que atendem consumidores do Paraná e São Paulo, respectivamente, serão submetidos ao processo de audiência pública a partir desta quinta-feira (dia 22).

As notas técnicas com os índices preliminares, aprovados ontem pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), estão disponíveis no endereço eletrônico da Agência.

De acordo com as propostas, o efeitos médios preliminares aos consumidores seria de uma redução de 0,89% no caso da CFLO nas contas de energia elétrica das mais de 44,7 mil unidades consumidores nos municípios de Guarapuava (PR). Já nos municípios paulistas de Jaguariúna e Pedreira, o efeito médio preliminar seria de queda de 10,69% aos cerca de 28,5 mil pontos consumidores.

Os reajustes negativos são resultantes dos ganhos de produtividade das distribuidoras, obtidos no último período tarifário e dos aperfeiçoamentos nas metodologias aplicadas no processo de revisão tarifária, que resultaram em novos parâmetros como a redução da taxa de retorno das empresas.

Serviço

O período para envio de manifestações por escrito às propostas será encerrado no próximo dia 18 de dezembro para ambas distribuidoras. A Aneel vai promover reuniões públicas no dia 19 de dezembro, em Jaguariúna (SP), para os consumidores da CJE e no dia 20, em Guarapuava (PR), para os consumidores da CFLO.

Nas audiências, consumidores, representantes de órgãos de defesa do consumidor, de empresas, de associações de classe e de demais interessados poderão apresentar contribuições aos processos.

A revisão tarifária das duas distribuidoras será concluída no dia 3 de fevereiro de 2008 com a entrada em vigor dos índices definitivos, após análise das contribuições apresentadas no processo de audiência.