A Agência Nacional de Petróleo (ANP), diante da falta do óleo diesel S500 nos postos de combustível da Grande Curitiba, liberou nesta sexta-feira (9) a comercialização do diesel S1800 aos estabelecimentos. A medida emergencial se estenderá, segundo a ANP, até que o desabastecimento do diesel S500 seja resolvido.

Segundo nota da assessoria de imprensa da Petrobras, responsável pelo abastecimento do diesel na Grande Curitiba, a partir do dia 1º de março, a refinaria colocou em operação novas unidades e equipamentos para atender a portaria da ANP, que pediu a mudança do diesel S1800 para o S500, que tem menor teor de enxofre e é, assim, menos poluente.

“Neste momento de transição da migração do diesel, a refinaria está com seu fornecimento contigenciado para se ajustar às novas demandas. Além dos ajustes internos na produção, a Petrobras está enfrentando um período de alta demanda desse tipo de combustível, superior ao seu histórico de comercialização devido ao aquecimento de mercado”, diz a nota.

A ANP informou que o bombeamento do diesel S500 foi retomado hoje e a expectativa é de que o abastecimento na Grande Curitiba seja normalizado durante o sábado.