A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) inaugura hoje, às 19h, mais dois terminais públicos em Paranaguá para atender às demandas de fertilizantes e veículos.

As obras custaram cerca de R$ 15 milhões e foram pagas com recursos da Appa. O Porto de Paranaguá é o que mais recebe fertilizantes no País, com movimento de 5,9 milhões de toneladas no ano passado.

O terminal público possui esteiras transportadoras com capacidade para movimentar mil toneladas por hora. Foram projetadas para retirar o produto dos porões dos navios e levá-lo a um silo com capacidade para 32 mil toneladas.

Ali será pesado e depositado em caminhões que levarão aos armazéns de retroárea, evitando que os veículos circulem na área primária e dando mais agilidade à operação.

O novo pátio de fluxo de veículos fica em um terreno de 30 mil metros quadrados ligando-se aos quatro já existentes no porto, totalizando 11 mil vagas. “Na prática, ele vai dobrar a capacidade do porto em movimentar veículos, porque poderemos atender simultaneamente dois navios de carros”, disse o chefe de operações da Appa, Clauber Candian. No ano passado foram movimentados 162,4 mil veículos em Paranaguá.