O comitê de política monetária do Banco da Inglaterra (BoE) manteve seu programa de compra de títulos do Tesouro inalterado, dizendo precisar de mais um mês para concluir a aquisição de 125 bilhões de libras esterlinas. O BoE também manteve a taxa de juro básica da economia britânica em 0,5% ao ano, como era esperado pelo mercado. No entanto, 8 de 15 economistas entrevistados pela Dow Jones previam que o comitê anunciaria um aumento de 25 bilhões de libras esterlinas no programa de compra de títulos.

A libra esterlina subiu e os títulos do governo britânico caíram após a inesperada decisão do BoE de manter inalterado o programa de flexibilização quantitativa. As ações praticamente não reagiram e seguiram seu curso de alta.

Desde que lançou seu programa de flexibilização quantitativa, em março, o banco comprou cerca de 110 bilhões de libras esterlinas de bônus do governo britânico (gilts), assim como commercial papers e bônus corporativos. A taxa de juro é mantida na baixa recorde de 0,5%, também desde março. As informações são da Dow Jones.