O Banco de Portugal, banco central do país, revisou para cima suas projeções para a economia portuguesa neste ano, devido à performance melhor que a esperada das exportações.

O Produto Interno Bruto (PIB) deve encolher 1,6% em 2014, conforme publicado no boletim econômico de outono, um cenário melhor que a retração de 2,0% projetada no último boletim, durante o verão europeu. Na semana passada, os credores do programa de ajuda ao país também revisaram seus números e esperam uma contração de 1,8%.

A autoridade monetária de Portugal projeta que as exportações crescerão 5,8% no ano e que a demanda interna cairá 3%, menos do que o tombo previsto anteriormente. O banco central português também disse que o crédito para as companhias continua a cair, embora há evidências de que o acesso a empréstimos está melhorando em alguns setores.

Portugal pediu um resgate internacional em abril de 2011, e desde então tem implantado uma série de medidas para cortar custos e controlar o déficit orçamentário, o que pressionou a atividade econômica do país. No entanto, o banco central disse que o governo deve continuar a ajustar a economia do país se quiser atrair novamente os investidores para os títulos de dívida do país. Fonte: Dow Jones Newswires.