O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou nesta quarta-feira (21), em comunicado, a aprovação de financiamento de R$ 283,5 milhões para construção de quatro navios pelo estaleiro Mauá Jurong, do município de Niterói (RJ).

De acordo com o comunicado do banco, as embarcações serão quatro navios-tanque para transporte de produtos derivados de petróleo encomendados pela Transpetro, subsidiária integral da Petrobras.

Ainda segundo o comunicado, "cada embarcação terá capacidade de 48,3 mil TPB (tonelada de porte bruto). O financiamento do BNDES com recursos do Fundo da Marinha Mercante (FMM), corresponde a 46% do investimento total, de R$ 627,2 milhões".

De acordo com cálculos divulgados pelo banco, a previsão é de criação de 2,2 mil novos empregos diretos durante a fase de construção dos navios. "Adicionalmente, espera-se que o efeito multiplicador na economia seja capaz de gerar cerca de 6,6 mil empregos indiretos, principalmente na indústria de navipeças e em atividades de serviços", acrescentou o banco, em seu informe.

De acordo com o BNDES, os quatro navios-tanque se enquadram no âmbito do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro, que prevê a construção de um total de 42 navios, sendo 26 deles numa primeira fase e cujo processo de licitação já está concluído.