O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou nesta terça-feira, 18, a assinatura de um contrato de financiamento com o KfW, o banco alemão de desenvolvimento, no valor de 265 milhões de euros, cerca de R$ 1 bilhão pelo câmbio comercial.

O empréstimo está inserido no Programa de Desenvolvimento Urbano Sustentável, cujo objetivo é apoiar projetos inovadores e que respeitem o meio ambiente. Portanto, o BNDES destinará os recursos para o financiamento a investimentos em sistemas de transporte público eficientes e sustentáveis em áreas metropolitanas brasileiras, executados por empresas nacionais.

“Com a celebração desse novo contrato de empréstimo, o BNDES dá continuidade à sua estratégia de ampliar a escala dos investimentos realizados em parceria com organismos multilaterais e agências governamentais. Em 2015, o BNDES já captou aproximadamente US$ 765 milhões com instituições oficiais internacionais, para projetos de geração de energia renovável, mobilidade urbana e plantas industriais”, diz a nota do BNDES divulgada hoje.

Segundo o BNDES, a instituição brasileira e o KfW completam, em 2015, 50 anos de acordos conjuntos. Desde então, foram assinadas 14 operações de empréstimo. A presente cooperação em mobilidade urbana constitui uma nova frente de atuação com o banco alemão, informou o banco brasileiro de fomento.