O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou nesta segunda-feira (25) a aprovação de um financiamento de R$ 564,5 milhões para a construção de quatro navios encomendados pela Transpetro junto ao estaleiro Mauá Jurong, em Niterói, região metropolitana do Rio. As embarcações serão utilizadas para o transporte de combustíveis e fazem parte do programa de renovação da frota da estatal. A assinatura do contrato está prevista para julho, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A Transpetro informou em nota que, com a aprovação, já conseguiu recursos para a construção de 23 navios, mais da metade dos 42 previstos pelo programa. A empresa já assinou contratos para a construção de 10 petroleiros no porto de Suape, em Pernambuco, e de outros 9 no estaleiro Sermetal, no Rio. As embarcações serão construídas pelos consórcios Atlântico Sul e Rio Naval, respectivamente.

O programa de renovação de frota da Transpetro tem investimento previsto, em sua fase inicial, de US$ 2,4 bilhões e prevê um índice de nacionalização de 65% nas encomendas. Segundo o BNDES, as obras no Mauá Jurong devem gerar 2,2 mil empregos diretos e durar 38 meses. O estaleiro hoje finaliza as obras na plataforma de produção de petróleo P-54, da Petrobras.