As bolsas norte-americanas operam no terreno positivo, na esteira dos ganhos de ontem, em uma sessão encurtada de véspera do feriado de 4 de julho amanhã nos EUA (Dia da Independência). Os investidores esperam os relatórios de vendas das montadoras referentes ao mês de junho e os mercados já digeriram os dados de encomendas à indústria e vendas de imóveis. Às 11h52 (de Brasília), o Dow Jones subia 0,30%, o Nasdaq ganhava 0,28% e o S&P 500 avançava 0,35%.

As montadoras irão divulgar os resultados de suas vendas do mês passado durante o dia. Analistas esperam que as vendas ajustadas anualmente se aproximem de 16,8 milhões de carros e caminhões, acima dos 16,2 milhões do ano passado, mas a General Motors e a Ford podem divulgar recuo nas vendas. O analista do Credit Suisse, Chris Ceraso, prevê retração de 7% a 9% nas vendas da Ford e de 13% nas vendas da GM. Já a Chrysler deve reportar aumento de 7% nas vendas. As ações da GM recuaram 0,9%. Já os papéis da Ford perderam 3,3%, influenciados também pelo anúncio da montadora de que irá arcar com despesas de US$ 1,47 bilhão relacionadas a uma oferta de ações preferenciais conversíveis.

A Associação Nacional dos Corretores de Imóveis dos EUA (NAR) informou que as vendas de imóveis pendentes caíram 3,5% em maio ante abril para 97,7. Economistas previam que o índice subisse para 102. As vendas despencaram 13,3% em maio ante maio de 2006, quando o índice estava em 112,7. Foi a terceira queda consecutiva do índice, que recuou 3,2% em abril para 101,2.

Já as encomendas à indústria caíram 0,5% em maio nos EUA, seguindo-se a uma elevação de 0,5% em abril, informou o Departamento do Comércio dos EUA. A previsão dos economistas era de queda de 1,2% das encomendas. O dado de abril foi revisado em alta, de aumento de 0,3% informado anteriormente.

Entre outras ações em destaque, os ADRs da SAP perderam 1,8% depois que a empresa afirmou que sua unidade TomorrowNow fez downloads inapropriados do website de sua concorrente Oracle. A divisão da SAP oferece suporte para aplicativos de softwares empresarias. A SAP informou também que o Departamento de Justiça norte-americano está investigando o caso. A companhia já enfrenta um processo movido pela Oracle relacionado a direitos autorais.

Os papéis da Kraft Foods recuaram 2,3%, depois de confirmar que lançou uma oferta de 5,3 bilhões de euros (US$ 7,2 bilhões) pela compra de sua unidade de biscoitos. Analistas avaliaram a oferta como atraente, e as ações da Danone ganharam 1,1%.

As ações da blue chip Caterpillar, por sua vez, cederam 2,6%, com o rebaixamento de sua recomendação pelo UBS para reduzir, de neutra. As informações são da Dow Jones.