Os ganhos de ontem das bolsas norte-americanas e o desempenho favorável das fabricantes de caminhões mantêm os índices acionários europeus em território positivo hoje, véspera de feriado nos Estados Unidos. Às 10 horas (de Brasília), o FT-100 de Londres operava em alta de 0,69%; o Xetra-DAX de Frankfurt ganhava 1,06%; e o CAC-40 em Paris avançava 0,79%.

As ações das fabricantes de caminhões subiram, depois de o Goldman Sachs fazer recomendações favoráveis ao setor. Os papéis da Scania ganharam mais de 3% e os da MAN, +2%. Em Paris, as ações da Danone avançaram mais de 2%, com o anúncio de que mantém negociação com a norte-americana Kraft Foods para a venda de sua unidade de biscoitos por 5,3 bilhões de euros.

Na contramão, os papéis da gigante de softwares SAP caíam 1,4% em Frankfurt depois de admitir que sua unidade TomorrowNow fez "downloads" inapropriados do website da Oracle. A divisão da SAP oferece suporte para aplicativos de softwares empresarias. A SAP revelou também que o Departamento de Justiça norte-americano está investigando o caso. A companhia já enfrenta um processo movido pela Oracle relacionado a direitos autorais. As informações são da Dow Jones e das agências internacionais.