O mercado brasileiro de ações volta do feriado em clima de cautela. A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) abriu em alta mas às 10h09, caía 0,35%, aos 56.247 pontos. A Bolsa paulista segue a trilha dos índices futuros em Nova York, pressionados pelo alerta de resultado feito pela Home Depot, que reduziu sua previsão de lucros citando as condições desfavoráveis no segmento de construção e a venda de sua unidade de distribuição para o varejo.

O tom de cautela é reforçado pelo discurso do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), Ben Bernanke, sobre inflação, marcado para o início da tarde. Os investidores vão prestar atenção, principalmente, no tom do discurso de Bernanke, à espera de sinais sobre o rumo da política monetária do Fed.

Na Europa, as bolsas também trabalham no vermelho, influenciadas pelo alerta da norte-americana Home Depot, limitando o impacto positivo dos ganhos da aquisição da Numico pela Danone e das vendas maiores do que o esperado da Marks & Spencer. O discurso de Bernanke vai pegar as bolsas européias já fechadas.