(AG) – Depois da retomada, nesta semana, em Genebra, das negociações bilaterais entre Brasil e Rússia sobre as exportações de carne brasileira e a entrada dos russos na OMC, um novo encontro foi agendado para a segunda quinzena de julho. A informação foi divulgada pelo secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Márcio Fortes de Almeida.

Ele participou, ontem, de um almoço-palestra com empresários promovido pela Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro, durante o qual falou sobre o tema ?Atração de investimentos estrangeiros – a estratégia brasileira?.

Segundo Márcio Fortes, na reunião em Genebra, a primeira depois de sete meses, foram registrados avanços. A Rússia propôs uma redução na tarifa extracota aplicada sobre a importação da carne brasileira.

As vendas atuais do Brasil de carnes (bovina, suína e de frango) somam quase 600 mil toneladas, bem superiores à cota oficial inicial de 330 mil toneladas.

As autoridades brasileiras também esperam conseguir ampliar as vendas de outros produtos em troca do apoio pleiteado por Moscou para ingresso na OMC.