Os preços da gasolina e do óleo diesel estão mais caros nas refinarias da Petrobras de todo o país, desde o primeiro minuto de hoje (30). O anúncio do aumento foi feito na noite de sexta-feira, pela Petrobras. A gasolina subiu 6,75% e agora fica apenas 2,04% inferior ao preço praticado em dezembro do ano passado, antes da estatal reduzir o valor do produto em cerca de 20%. Já o óleo diesel subiu 9,50%.

O aumento, segundo a Petrobras, foi motivado pelas variações de preços do barril de petróleo no mercado externo e também pela alta do dólar no mercado interno, frente ao Real. Este foi o quarto aumento de preços determinado pela Petrobras desde o início do ano, quando entrou em vigor a nova política para o setor de derivados, agora funcionando em regime de livre mercado.
Na avaliação das entidades do comércio varejista de combustíveis, o aumento da gasolina nas bombas deverá ficar em torno dos 5%, com o preço médio do litro de gasolina nos postos de todo o país passando para R$ 1,79. No caso do diesel, no entanto, o mercado varejista deverá repassar para as bombas o aumento integral de pouco mais de 9% anunciado pela Petrobras, o que elevará o preço médio do litro do diesel para cerca de R$ 1,00.