A Caixa Econômica Federal isenta, até o próximo dia 20 de abril, a tarifa das operações de Ordem de Pagamento para o Japão. A ação tem como objetivo ajudar na recuperação das famílias atingidas pelo terremoto, seguido de tsunami, que atingiram o território nipônico. As operações podem ser realizadas pelos correntistas da Caixa. O banco emitirá uma Ordem de Pagamento internacional, para crédito em conta de beneficiário no Japão, em qualquer banco naquele país.

A Caixa possui um escritório de representação em Tóquio desde 2007. Em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o banco oferece, aos brasileiros residentes no Japão, a possibilidade de dar entrada no pedido de saque do FGTS. Além disso, a Caixa tem parceria para recebimento de ordens de pagamento do exterior com os bancos japoneses Iwata Shinkin Bank e Japan Post Bank.

Segundo o Itamaraty, 254 mil brasileiros vivem no Japão. A maioria reside nas províncias de Aichi, Shizuoka e Gunma. Os brasileiros formam a terceira maior comunidade estrangeira naquele país.