A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que a população tem à disposição uma série de canais para realizar suas operações bancárias durante a greve dos trabalhadores. Mas “esquece” de avisar que nem todas as transações podem ser resolvidas por esses meios.

Segundo a entidade, os usuários do sistema podem utilizar 179 mil caixas eletrônicos em todo o País, internet banking, mobile banking (operações por celulares), operações por telefone e mais de 165 mil correspondentes não bancários – tais como casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados.

Os bancos oferecem também os serviços de débito automático para pagamento de contas de consumo (água, luz e telefone, por exemplo).

Para localizar agências de qualquer banco em qualquer cidade, basta consultar o serviço BuscaBanco, da Febraban, pelo endereço www.febraban.org.br/buscabanco. De acordo com a entidade, só Curitiba conta com 362 agências bancárias e 861 PABs (Postos de Atendimento Bancário).