Um grupo de pesquisa chinês ligado ao governo anunciou ontem que desenvolverá um novo formato de DVDs ?para romper o monopólio das companhias estrangeiras no setor?. O Centro Nacional de Engenharia de Discos, que realizará as pesquisas, baseará seus produtos no DVD de alta definição (HD-DVD), produto que está sendo desenvolvido pelas japonesas Toshiba (criadora do DVD) e Hitachi, e é visto como uma evolução futura do DVD atual.

No entanto, o subdiretor da companhia chinesa, Lu Da, explicou que o DVD que a China planeja desenvolver ?será incompatível com os sistemas HD-DVD?, o que poderia abrir uma cisão no mundo dos produtos audiovisuais semelhante à que foi vivida nos anos 80s entre o VHS (da também japonesa JVC) e o Beta (da Sony).

Outro padrão para os aparelhos, o Blu-Ray Disc (que a japonesa Sony desenvolveu para romper a hegemonia da Toshiba), ameaça complicar ainda mais o mercado futuro. Acredita-se que o formato de DVD de alta definição chinês seja lançado no mercado antes de 2008.

Curiosamente, entre 70% e 80% dos aparelhos de DVD vendidos no mundo são produzidos na China, mas os fabricantes do país têm que pagar às companhias estrangeiras que possuem direitos de patente.