Cerca de 35 mil visitantes estiveram em Cianorte durante a 22.ª Expovest em busca dos lançamentos para o Verão 2009. A feira do vestuários também comemorou os 18 anos do maior evento de pronta entrega do país. Participaram 450 confecções e 600 lojas distribuídas na Rua da Moda, Shopping Ciavest, Shopping Univep e Shopping Dallas Moda.

Em quatro dias de Expovest, as empresas comercializaram o equivalente a 60% de sua produção mensal – 1 milhão de peças -, que foi distribuída entre 35 mil lojistas provenientes principalmente do Paraná, interior de Minas Gerais, São Paulo e Interior de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia.

Com 70 mil habitantes, Cianorte é conhecida como a “Capital Brasileira do Vestuário” e é responsável por 20% de todo jeans comercializado no país – o que significa 12 milhões de peças/mês.

Nascida da crise do café na década de 70, o pólo de Cianorte está recebendo consultoria do Ipardes – Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social – que apresentará um raio-X do pólo industrial de Cianorte até 2009. Com isso, será possível detectar medidas de investimento necessárias para ganhar maior competitividade no mercado.

Crescimento

O pólo de Cianorte foi escolhido como piloto do programa Pro-APL e contará com financiamento do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), da Fiep (Federação das Indústrias do Paraná), do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e do governo do Paraná.

Segundo Marcelo Rodrigues, coordenador executivo do APL Cianorte/Maringá e chefe da divisão do vestuário de Cianorte, os recursos do Pro-APL somam quase US$ 17 milhões, a serem aplicados em ações de desenvolvimento apresentadas pelos nove APLs selecionados.

“O volume a ser destinado a cada APL dependerá do plano de ações a ser encaminhado por cada pólo”, explica Rodrigues. Ele conta que consultores contratados pelo BID estiveram na cidade para levantar dados sobre o desempenho de diferentes empresas que fazem parte do APL da região.

“Entre o final de agosto e início de setembro, os representantes dessa consultoria espanhola, que venceu a licitação do BID, voltarão ao Brasil trazendo o relatório com a avaliação sobre a competitividade das empresas locais em termos de tecnologia, produto, qualificação de mão-de-obra, entre outros aspectos analisados”, informa o coordenador.

Promoção

A Expovest é realizada pelo Arranjo Produtivo Local (APL) de Cianorte e a Asconveste (Associação das Indústrias de Confecções e do Vestuário de Cianorte), junto com a Prefeitura e Câmara Municipal de Cianorte e Asamoda (Associação dos Shoppings Atacadistas de Moda de Cianorte).

Entre os apoiadores e patrocinadores estiveram Governo do Paraná, Federação das Indústrias do Paraná, Sebrae/PR, Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul, Fecomércio/PR, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), Rede APL Paraná, Rede RPC, Têxtil Canatiba, Asamoda e Sinveste.