A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) agendou visita técnica de sete concessionárias à Usina Hidrelétrica Três Irmãos, que será leiloada no próximo dia 28 de março. Segundo despacho publicado no Diário Oficial da União, essas foram as empresas que manifestaram interesse em visitar o empreendimento, localizado no Rio Tietê, no município de Pereira Barreto (SP).

O cronograma prevê para 11 de março a visita de Furnas Centrais Elétricas e AES Tietê; para 12 de março, as concessionárias Companhia Paranaense de Energia (Copel) e Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae); e, no dia 13 de março, será a vez de Duke Energy International – Geração Paranapanema, Campos Novos Energia e Enerpeixe.

Ontem, a agência aprovou o edital do leilão da usina, atualmente operada pela Cesp, que não aderiu ao plano de renovação antecipada das concessões de geração de energia elétrica do governo federal. O edital estabelece que será de 30 anos o prazo de concessão da usina, sem possibilidade legal de prorrogação. A usina fornecerá energia sob a forma de cotas às distribuidoras.

Segundo a Aneel, 21 empresas atendem aos critérios exigidos pelo governo para operar a usina, entre elas AES Tietê, Cemig, Eletronorte, Chesf, Copel, Furnas e Tractebel, além da própria Cesp. Todas podem concorrer de forma isolada no leilão e, no caso de formação de consórcios interessados na disputa, todos eles deverão ter alguma dessas 21 empresas pré-qualificadas entre seus componentes.

O despacho de agendamento das visitas também traz informações relativas à forma de inscrição dos representantes das empresas, dinâmica, roteiro e outras relevantes para a realização da visita técnica. Clique aqui e veja a íntegra do documento.