Dados sobre a qualidade da água distribuída pela Sanepar no Estado já estão presentes na nova conta de água. A empresa está cumprindo a exigência do decreto Federal 5440/05, que obriga as companhias de abastecimento a informar resultados das análises de oito parâmetros utilizados para o controle de qualidade da água. Pelo Decreto, as informações deveriam estar disponíveis a partir de 15 de março, mas a Sanepar já está fornecendo as informações desde o dia três.

Na frente da conta, estão os resultados de análises da água referentes a cada localidade atendida pela empresa e, no verso, há uma tabela comparativa com os valores normais estabelecidos pelo Ministério da Saúde para cada parâmetro. Há também uma descrição de cada um deles.

A Sanepar já realiza um controle rigoroso da água que distribui, em cumprimento à Portaria 518 do Ministério da Saúde. Por mês, a empresa analisa mais de 100 mil parâmetros para realizar o controle de qualidade da água fornecida. Agora, mensalmente, a companhia estará informando, pela conta, resultado médio das últimas 30 amostras de água de cada localidade. Os resultados, anteriormente, já estavam disponíveis nos escritórios da Sanepar, pelo telefone 115 e pela internet, no site www.sanepar.com.br. Estas modalidades de informação serão mantidas.

Parâmetros

Os oito parâmetros disponíveis na nova conta devem ajudar o consumidor a ter acesso facilitado a dados sobre a qualidade e o controle da água que consome. O parâmetro turbidez, por exemplo, está ligado à quantidade de partículas em suspensão, que podem deixar a água com aparência turva. O pH indica a acidez ou alcalinidade da água. O parâmetro cor tem relação com as substâncias dissolvidas na água. Os valores dos parâmetros cloro (utilizado para eliminar bactérias) e flúor (adicionado à água para prevenir cáries) indicam a presença dos produtos. Já os dois parâmetros referentes a coliformes indicam a presença de bactérias vindas do meio ambiente (totais) ou de animais (termotolerantes).

Relatório anual

A partir de março, todos os clientes deverão receber, também, o Relatório Anual da Qualidade da Água – 2005, que divulga o resultado médio das análises dos últimos 12 meses.