O sistema elétrico que atende a cidade de Apucarana e localidades próximas vai ganhar, nos próximos dias, um importante reforço, quando a Copel colocará em funcionamento a subestação Cristo Rei.

A empresa está investindo cerca de R$ 8,5 milhões para garantir atendimento à crescente demanda por energia elétrica na região, ampliando sua disponibilidade e permitindo suprir novos pontos de consumo que venham a se instalar.

A nova subestação vai melhorar a qualidade e a confiabilidade do serviço de energia, reduzindo o risco de desligamento em situações de contingência que venham a afetar o sistema regional de transmissão de eletricidade.

Ampliação

Localizada na parte sul da cidade, nas proximidades do parque industrial, a subestação Cristo Rei começou a ser construída em maio de 2003 e operará com tensão de chegada de 138 mil volts, conectada às subestações Apucarana e Mandaguari.

Seu principal equipamento, um transformador de 41 megavolts-ampères de potência, vai rebaixar a tensão da energia para 13.800 volts e alimentar numa primeira etapa 5 circuitos de distribuição, que por sua vez totalizam uma malha com 120 km de extensão. O projeto da subestação prevê a possibilidade de ampliação para até 11 circuitos.

A Copel atende a cerca de 35 mil unidades consumidoras em Apucarana. De imediato, a subestação Cristo Rei assume o suprimento às cargas de quase 12 mil ligações, sendo 11 mil residências, 600 estabelecimentos comerciais, 250 indústrias e 40 consumidores de outros gêneros, como escolas, postos de saúde e hospitais.