Quem passar hoje pela Boca Maldita, no centro de Curitiba, pode encontrar a orientação para solucionar aquele problema financeiro. Ou receber aquela certeira recomendação para aplicar o dinheiro que está sobrando.

O Conselho Regional de Economia (Corecon) do Paraná promove hoje, entre 9h e 17h, o projeto EnTenda de Economia. O serviço, gratuito, será realizado por acadêmicos, professores de cursos de economia e profissionais em um tenda no calçadão da Rua XV do Novembro. O mesmo acontece em outras cidades do Paraná.

O projeto vai levar à população informações sobre investimentos, taxas de juros, compras à vista ou à prazo, empréstimos, negociação nas lojas, pesquisa de preço, uso do cartão de crédito e do cheque especial.

Será possível fazer cálculos sobre dívidas. Segundo Carlos Magno Andrioli Bittencourt, conselheiro do Corecon e diretor do curso de economia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), o principal problema do brasileiro é o desequilíbrio do orçamento mensal.

“As pessoas se perdem pelo ímpeto do consumo”, afirma. Estimativas de entidades do comércio indicam que 8% da população brasileira esteja inadimplente (mais de três meses de atraso no pagamento de uma conta).

Se você tiver críticas ou sugestões escreva para economia@oestadodoparana.com.br.