A licitação para a construção da refinaria premium do Maranhão, da Petrobras, será lançada ainda este mês, afirmou nesta segunda-feira, 12, o diretor de Abastecimento da estatal, José Carlos Cosenza. Segundo ele, o projeto executivo já está pronto e a planta passou por uma simplificação, para se adequar aos parâmetros de refinarias internacionais.

Até agora, segundo o diretor, os gastos feitos na refinaria foram com terraplenagem e projeto básico. “Já lançamos a licitação, em março, para as utilidades”, afirmou Cosenza, em entrevista coletiva após o detalhamento dos resultados financeiros e operacionais do primeiro trimestre de 2014.

Cosenza afirmou ainda que a Petrobras negocia neste momento apenas com a Sinopec para a construção da refinaria premium I, no Maranhão. O executivo sinalizou que não há qualquer negociação em curso a respeito da construção da Premium II, no Ceará. “Hoje negociamos somente com a Sinopec, para o Maranhão”, afirmou o executivo.

O executivo destacou que a definição de uma joint venture deve ser concluída até o final deste ano. A declaração, contudo, foi dada após o executivo afirmar que o projeto ainda está em fase inicial, na qual há a identificação da estrutura de refino do empreendimento.