Os carnês para o pagamento do ISS Fixo (Imposto Sobre Serviços) de profissionais autônomos e das sociedades de profissionais de Curitiba serão enviados pelos Correios. Para quem fizer o pagamento à vista até o dia 12 de março haverá um desconto de 7%. O pagamento também poderá ser feito de forma parcelada, em dez vezes.

O valor anual do ISS para profissionais autônomos com curso superior é de R$ 806. Para autônomos sem curso superior o valor é de R$ 484. Neste ano a Secretaria Municipal de Finanças emitiu 20.977 carnês para profissionais autônomos e 2.455 carnês para sociedades profissionais.

O ISS é um imposto arrecadado pelo Município e os recursos são direcionados integralmente para investimentos na cidade, tais como: obras de recuperação de pavimentação, manutenção de programas sociais, construção de escolas, creches, unidades de saúde, dentre outras.

Quem não receber o carnê pelo correio pode retirar a segunda via pela internet, pelo portal da Prefeitura (www.curitiba.pr.gov.br). Basta ir ao campo “Faça sua pesquisa” e digitar ISS Fixo.

A segunda via também pode ser retirada no Prédio Central da Prefeitura, no Centro Cívico, ou pelas Ruas da Cidadania. “Quem não estiver mais atuando na profissão de autônomo tem que fazer o cancelamento do alvará comercial. Avisar a Prefeitura que parou de atuar como autônomo, pois o não pagamento do ISS Fixo vai para a dívida ativa”, explicou Mario Nakatani Junior, diretor do departamento de Rendas Mobiliárias (ISS).

Para evitar a cobrança do ISS Fixo 2012 o cidadão precisa protocolar um requerimento no prédio central da Prefeitura ou nas Ruas da Cidadania, pedindo o cancelamento do alvará comercial até o dia 12 de março de 2012.