A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) recebeu nesta semana dois importantes prêmios. O primeiro foi o de Empresa Campeã Nacional do Setor, concedido pelo Valor 1000, concedido na última segunda-feira (22). E, agora, o de Maior Empresa de Serviços Públicos da Região Sul, segundo o ranking Grandes & Líderes, da revista Amanhã. Esta premiação identifica as 500 maiores empresas do Sul e as 100 empresas líderes do Paraná, Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Auditado pela Pricewaterhouse Coopers, o prêmio Grandes & Líderes é concedido às empresas que apresentam os melhores resultados, considerando como critérios de julgamento o patrimônio líquido, receita bruta e resultado líquido. Nesta edição, o desempenho analisado se refere ao ano de 2004. As maiores e mais eficientes empresas são distribuídas em 25 setores para a premiação.

Para o presidente da Sanepar, Stênio Jacob, as duas premiações confirmam que o desempenho global da empresa é positivo. ?A Sanepar está cumprindo com sua missão social e, ao mesmo tempo, atendendo aos parâmetros utilizados para a concessão de prêmios de abrangência regional e nacional?, disse.

Entre os destaques da Sanepar, apresentados pela revista Amanhã, estão os níveis de atendimento com água tratada e com coleta e tratamento do esgoto doméstico; o crescimento de 10% da receita bruta, em relação ao ano anterior; a manutenção das certificações ISO 9001 e 14001; e os investimentos em obras para expansão dos serviços.

De acordo com Grandes & Líderes, a Sanepar é a empresa pública que apresentou a melhor receita bruta entre as organizações que atuam no setor de serviços públicos e concessionárias. Respectivamente, estão entre a segunda e quinta colocadas: Corsan, Casan, Rodonorte e Consórcio Univias. No Paraná, entre os 100 maiores grupos/empresas, a Sanepar ocupa a nona posição e entre os 500 maiores grupos/empresas do Sul, a Companhia de Saneamento do Paraná está na 24.ª posição.