O Deutsche Bank, maior banco da Alemanha em capitalização de mercado, anunciou hoje que pretende levantar pelo menos 9,8 bilhões de euros em capital para comprar participação majoritária no Deutsche Postbank. O montante também servirá para que o banco se adapte às novas normas de capitalização previstas no acordo de Basileia 3.

O banco está oferecendo de 24 a 25 euros por ação pelos papéis do Postbank que estão no mercado e representam 30,6% do Deutsche Postbank, do qual o Deutsche Bank já controla 29,95%. Caso os detentores dessas ações aceitem a oferta, o Deutsche Bank controlará cerca de 60,55% do Deutsche Postbank. A Deutsche Post – companhia alemã de correios – controla atualmente 39,45% do Deutsche Postbank e já concordou em vender a participação gradualmente ao Deutsche Bank, em acordo feito em 2008. A transação deverá ser concluída somente em 2014.

O executivo-chefe do Deutsche Bank, Josef Ackermann, disse que “por meio dessa elevação de capital, o Deutsche Bank pretende assegurar o nível de capitalização necessário para a planejada consolidação do Deutsche Postbank”. “Como resultado, poderemos expandir nossa posição forte em nosso mercado doméstico, assumir uma posição de liderança no mercado europeu de varejo e melhorar significativamente o mix de receitas do Deutsche Bank. Além disso, com essa elevação de capital estaremos fortalecendo o nível de capitalização do banco para cumprir as esperadas mudanças de regulamentação”, afirmou. As informações são da Dow Jones.