A presidente Dilma Rousseff comemorou nesta terça-feira, 15, em sua conta pessoal no microblog Twitter a criação do banco dos Brics. A primeira presidência rotativa do banco do Brics será ocupada pela Índia, enquanto o Brasil ficará com a primeira presidência do Conselho de acionistas. A sede será em Xangai.

“Tomamos hoje uma decisão histórica com a criação do Banco dos Brics e com o acordo contingente de reservas”, escreveu Dilma no Twitter.

Mais cedo, a presidente já havia comentado a criação do “Novo Banco de Desenvolvimento”, instituição voltada para o financiamento de projetos de infraestrutura.

“Os Brics vivem momento especial devido ao fortalecimento de duas iniciativas que estão sendo debatidas durante este encontro em Fortaleza: a primeira é a criação do Novo Banco de Desenvolvimento, instituição voltada ao financiamento de projetos de infraestrutura. A segunda é uma linha de contingenciamento de reservas, um seguro dos Brics contra a instabilidade do mercado financeiro internacional”, comentou a presidente.