Os candidatos aprovados para participar do Censo 2010 devem buscar informações sobre sua classificação no site da Fundação Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br) ou nos locais em que realizaram sua inscrição.

O treinamento autoinstrutivo começou na quinta-feira e a coleta será iniciada no dia 02 de agosto. Os aprovados realizarão as entrevistas domiciliares do Censo Demográfico 2010, em todos os 399 municípios do Paraná, para revelar quem são e como vivem os brasileiros.

Também no site da Cesgranrio ou nos postos de inscrição, os candidatos classificados terão acesso às informações sobre em que endereço deverão comparecer para buscar o material de autoinstrução: Manual do Recenseador, Roteiro de Estudos do Recenseador e Teste Inicial, e as datas em que deverão fazê-lo.

Em caso de qualquer dúvida, a Cesgranrio também dispõe de uma Central de Atendimento, através do telefone 0800 701 2028. As ligações são gratuitas e devem ser feitas entre 9h e 17h, horário de Brasília.

Após o período de autoinstrução, no qual os candidatos se aprofundarão na temática do Censo, haverá um treinamento presencial, que ocorrerá entre os dias 19 e 24 de julho.

Os locais e horários desse treinamento também serão divulgados na oportunidade da entrega do material de autoinstrução. A participação no curso presencial está condicionada à apresentação, no 1.º dia de aula (19/07), dos exercícios do Teste Inicial devidamente respondidos.

Menos de um mês

O IBGE realiza, a partir de 02 de agosto, o 12.º Censo Demográfico, que, durante cerca de três meses, visitará todos os domicílios do país, entrevistando-se a população dos 5.565 municípios brasileiros.

O Censo revelará um novo retrato da sociedade brasileira, em um conjunto de informações demográficas, socioeconômicas e habitacionais. Investigando as características dos domicílios, as relações de parentesco, fecundidade, educação, trabalho, renda, cor e raça, deficiência e religião, entre outros, o Censo servirá de base para o planejamento público e privado da próxima década.

Amplamente discutido com especialistas e usuários e atendendo a recomendações internacionais, o questionário do Censo 2010 trará perguntas capazes de verificar as transformações sociais desde a realização do Censo 2000.

O Censo 2010 será, também, o primeiro totalmente informatizado, com a realização das entrevistas em computadores de mão equipados com mapas digitalizados e receptores GPS (sigla em inglês do Sistema de Posicionamento Global, que permite identificar locais no território).

O site do Censo 2010, disponível no portal do IBGE, detalha todas as etapas dessa grande operação e pode ser acessado pelo endereço www.censo2010.ibge.gov.br.