A Petrobras recebeu autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para realizar o descarregamento de carga de petróleo necessária para a Refinaria Abreu e Lima. O aval está presente em decisão publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 04.

“Fica a Petrobras autorizada a pré-operar o duto de 46 polegadas de diâmetro, com 9,7 quilômetros de extensão, que interliga o PGL 3 do Complexo Industrial e Portuário Governador Eraldo Gueiros – Suape/ PE à Refinaria Abreu e Lima (RNEST), bem como os braços de descarregamento do PGL 3A a ele acoplados, para a movimentação de 480 mil metros cúbicos de petróleo para a realização das atividades prévias à partida da citada refinaria”, cita a decisão.

O descarregamento deverá ser realizado até o dia 4 de novembro deste ano. A autorização será cancelada no caso de não serem mantidas as condições técnicas previstas.

A Petrobras informa que o objetivo principal da Refinaria Abreu e Lima, em Ipojuca (PE), será produzir óleo diesel, complementando a oferta desse produto no mercado brasileiro, que depende de importações. Adicionalmente, a refinaria produzirá outros derivados como nafta; coque de petróleo; gás liquefeito de petróleo (GLP); gasóleo pesado de coque para ser usado como óleo combustível na indústria ou combustível marítimo (bunker); e subproduto ácido sulfúrico. A expectativa é que a refinaria seja concluída até o final de 2014, três anos após o prazo inicialmente previsto.