O economista José Roberto Mendonça de Barros, ex-secretário de Políticas Econômicas do Ministério da Fazenda, e atual sócio da MB Associados, fez uma avaliação do cenário econômico mundial e brasileiro de 2013 e 2014, para os principais gestores dos fundos de pensão do Paraná, na última sexta-feira (14), em Curitiba. A palestra foi promovida pela Associação dos Fundos de Pensão do Paraná (Previpar), Banco Votorantim e VotorantimAsset.

Segundo Barros, a previsão para este segundo semestre e para o ano que vem são positivas para a economia brasileira. “Estamos esperando uma melhora, ainda que desigual, na economia global, pois a Europa vai continuar em dificuldades, os EUA já estão dando sinais de melhora, a China está desacelerando seu crescimento e, no Brasil, devemos crescer, um índice relativamente baixo, mas vamos crescer”, avalia.

Durante a palestra, o economista apresentou suas previsões para o Produto Interno Bruto (PIB) nacional de 2013 (2,5%), 2014 (3%) e 2015 (2%). Segundo ele, o mercado interno ainda será o carro chefe do crescimento brasileiro e, devido à demanda por alimentos, o agronegócio vai continuar em um bom cenário.

De acordo com José Luiz Costa Taborda Rauen, presidente da Previpar, este tipo de avaliação econômica é importante para quem é responsável pelas presentes e futuras aposentadorias. “Com sua avaliação, perspicaz e técnica, Mendonça de Barros nos deu um pouco de tranquilidade quanto ao futuro, pois estamos preocupados com a economia brasileira”, afirma. “As crises são cíclicas, mas é fundamental que o Brasil mude determinadas posturas para que possamos crescer e termos um cenário econômico seguro, com perspectivas concretas”, ressalta.