São Paulo (AE) – As vendas de produtos eletroeletrônicos de imagem, som e eletroportáteis cresceram 3 16% em maio, comparadas a igual período do ano passado, segundo levantamento realizado pela Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros).  Esta é a primeira vez no ano em que as vendas apontam aumento em relação a igual período de 2001, destaca Paulo Saab, presidente da entidade.   A recuperação das vendas do setor eletroeletrônico foi puxada pelo segmento de imagem e som, cujas vendas foram 15,8% superiores às registradas em maio do ano passado. Foram vendidos 21,11% a mais de televisores no período, enquanto os aparelhos de DVD voltaram a registrar forte incremento, com vendas 98,54% superiores a maio de 2001.
 Queda
 Na linha de portáteis, verificou-se retração de 8,31% em maio. Isto ocorreu porque em maio de 2001 o segmento de portáteis ainda não havia sofrido o impacto do racionamento, e as vendas situaram-se em nível superior às de maio deste ano.
 Após a retração dos primeiros meses de 2002, este segmento acena agora com uma recuperação. Indicação disso é que, no acumulado de janeiro a maio, também as vendas de eletroportáteis reduziram o índice de queda verificado até abril. A retração até maio foi de 17,59%, enquanto até abril chegava a 19,37%.