A Embraer anunciou nesta terça-feira (13) a venda de 18 jatos Phenom e dois Phenom 300 para a empresa aérea indiana Invision Projects. O valor total do negócio, de acordo com preços de tabela dos modelos, é de US$ 69,4 milhões e o início das entregas está previsto para agosto de 2010. De acordo com a Embraer, este é o maior pedido de frota de jatos executivos na Índia até hoje.

"Nossa prioridade era encontrar uma aeronave capaz de operar com segurança sob as condições climáticas da Índia, luxuosa o suficiente para atender indivíduos de alto poder aquisitivo e executivos de empresas e, ao mesmo tempo, projetada com o padrão de alto utilização das companhias aéreas", disse o diretor-geral da Invision, Vinit Phatak. "Buscávamos também um fabricante com experiência mundial que fosse flexível o suficiente para incluir no seu projeto os equipamentos adicionais de segurança requeridos pela autoridade aeronáutica indiana", afirmou Phatak.

"Os jatos Phenom atendem todos os nossos requisitos essenciais. Para nós, a Embraer provou ser não somente uma das maiores fabricantes de Phenom 100 em vôo modelo em tamanho real do Phenom 300 aeronaves do mundo, mas também uma empresa disposta a cumprir necessidades especiais necessárias para atender o subcontinente indiano, uma região que em breve será um dos maiores mercados do mundo", acrescentou ele. A nova encomenda foi anunciada durante o Dubai Air Show 2007, feira de aviação que acontece até quinta-feira.

Emirados Árabes

A Embraer anunciou também a venda de um jato executivo Legacy 600 para a companhia Platinum Corporation, de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O jato será entregue à Platinum – uma empresa de comércio geral – em agosto de 2008. O Legacy 600, de acordo com a Embraer, será usado para transportar os executivos da empresa entre Dubai e suas unidades no exterior. A Platinum tem escritórios na Índia, Europa e África. A Embraer não divulgou o valor do Legacy 600 vendido. O preço básico do modelo é de US$ 24,7 milhões.