O secretário de Agricultura e vice-governador Orlando Pessuti, deu posse na manhã de ontem, à nova diretoria executiva da Claspar (Empresa Paranaense de Classificação de Produtos). Eduardo Baggio assumiu como diretor presidente, Agostinho Nunes de Freitas é o diretor técnico de Classificação e Nilo Lucietto, diretor de Administração e Finanças.

Baggio firmou o compromisso de divulgar a qualidade dos produtos exportados pelo Paraná. Segundo ele, esse é um compromisso firmado por ele com o governador Roberto Requião, quando foi convidado para assumir a Claspar. “Guerra não se ganha somente com os generais, mas sim com capitães e soldados”, afirmou, pedindo ajuda aos funcionários da empresa.

Pessuti lembrou que sempre defendeu que as empresas ligadas à agricultura não fossem terceirizadas. Ele reafirmou a intenção de fazer parcerias e integrar o sistema de agricultura com universidades, empresas, cooperativas. “Queremos realizar o compromisso de campanha que é também priorizar a agricultura do Estado”, explica.

O antigo diretor presidente da Claspar, Wagner Spirandelli, lembrou que a Claspar, além de trabalhar na classificação de produtos de origem vegetal, também ajuda no controle de trânsito de animais, combatendo a febre aftosa. Estavam presentes no evento o deputado federal Paulo Bernardo, o superintendente dos Portos de Paranaguá e Antonina, Eduardo Requião, o coordenador do Sindaspi (Sindicato dos Trabalhadores da Área de Assessoramento, Pesquisa, Informação e Prestação de Serviço, Ivo Petry, representantes de empresas ligadas à agricultura e funcionários da Claspar.