Foto: Ciciro Back

Nos últimos 12 meses foram criados 28.527 vagas de trabalho na capital.

Curitiba registrou no acumulado dos últimos 12 meses (fevereiro de 2006 a janeiro de 2007) um aumento de 5,67% no nível de empregos formais. Neste período, foram criadas na capital 28.527 vagas de trabalho, o que representa 6.684 empregos a mais do que o registrado de fevereiro de 2005 a janeiro de 2006. O crescimento do número de vagas em Curitiba foi superior ao porcentual alcançado pelo Paraná, que foi de 4,97%.

O número de empregos criados em Curitiba representa 32,27% do total das novas vagas de trabalho que surgiram em todo o Estado. ?Isto significa que praticamente um terço dos novos empregos paranaenses concentraram-se em Curitiba?, diz Juraci Barbosa Sobrinho, presidente da Companhia de Desenvolvimento de Curitiba.

No acumulado dos últimos 12 meses, o crescimento do emprego ficou concentrado principalmente no setor de serviços, com 13.736 novas vagas. O comércio ficou em segundo lugar no ranking, com 7.227 novos postos.

Juraci diz que os programas oferecidos pela Prefeitura de Curitiba para promover o desenvolvimento empresarial e econômico da cidade contribuem para o resultado positivo alcançado no município. Ele destaca o Curitiba Tecnológica, mais conhecido como ISS Tecnológico – programa que permite que empresas prestadoras de serviço deduzam parte do Imposto Sobre Serviços (ISS) para investir em projetos de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico – e o Bom Negócio, que capacita empreendedores para a gestão de negócios.