Em comemoração ao Dia da Indústria, a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), homenageia empresários paranaenses com a Medalha do Mérito Industrial. Antonio Galindo Moreno, de Londrina, Asshaias Felippe Essuane, de Paranavaí, e Vicente Donizete Ruiz Linares, de Curitiba recebem a medalha dia 2 de junho, às 19h30 no Cietep, em Curitiba. Na mesma solenidade, a empresária Joice Maria Nervis Roncaglio, de Foz do Iguaçu, será homenageada com a láurea ?Honra ao Mérito?.

Instituída em 1972, a Medalha do Mérito Industrial é um reconhecimento ao empreendedorismo, aos serviços prestados em prol do desenvolvimento industrial do Estado, à defesa dos interesses da indústria e à manutenção de serviços de assistência e formação profissional dos trabalhadores. Os nomes foram selecionados por uma comissão formada por representantes dos sindicatos empresariais, dos trabalhadores e dos conselhos da Fiep, do Sesi e do Senai.

O engenheiro Antonio Galindo Moreno dedica-se há 36 anos à indústria da Construção Civil, contabilizando neste período mais de 400 mil metros quadrados construídos. O industrial Asshaias Felippe Essuane (Geraldo Felippe, como é conhecido) implantou e desenvolveu a avicultura numa região com pouca opção de renda para a agricultura, o Noroeste do Paraná. Ele conciliou a produção agrícola com a pecuária, transformando grãos em carne. Vicente Donizete Ruiz Linares é administrador de empresas e atua no setor das indústrias gráficas há 23 anos, em Curitiba. Atuou na diretoria da Fiep, do Sindicato das Indústrias Gráficas, da Associação Brasileira da Indústria Gráfica regional Paraná e nacional.

Joice Maria Nervis Roncaglio é natural de Chopinzinho e trabalha no ramo da panificação há 11 anos.