Empresários de indústrias moveleiras em Pato Branco, no sudoeste do Paraná, participam nesta quinta-feira, dia 22, do lançamento do Caderno Referências em Mobiliário 2008. O evento faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas pelo Projeto Empreender Competitivo – Desenvolvimento do Setor Moveleiro em Pato Branco, uma parceria do Sebrae, CACB – Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, Faciap e ACEPB – Associação Comercial e Empresarial de Pato Branco.

Na oportunidade, os empresários do setor poderão conhecer um pouco mais das tendências do design de móveis para o ano que vem. O Caderno Referências foi elaborado por uma equipe de técnicos e designers do Sistema Senai em parceria com o Sebrae Nacional, tomando por base a produção em pólos moveleiros no Acre, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. A idéia é disseminar entre as micro, pequenas e médias empresas a cultura do desenvolvimento de produtos, apresentando um material atemporal, que sirva como  referência para o setor moveleiro.

"É importante que os empresários do Projeto Empreender Competitivo conheçam o Caderno Referências, para perceberem as novas tendências e oportunidades em produtos e mercado", assinala Gerson Miotto, consultor do Sebrae em Pato Branco. De acordo com Miotto, o núcleo de indústrias moveleiras na cidade tem potencial para crescer e se fortalecer. "São empresas de móveis em geral – cadeiras, estofados, cozinhas, quartos e salas, dentre outros – que têm interesse em se tornarem mais competitivas", observa.

Ivonei Loregian, consultor do Projeto Empreendedor Competitivo na ACEPB, diz que a participação dos empresários do setor no lançamento do Caderno Referências é de suma importância. "O Empreender Competitivo é um projeto avalizado nacionalmente e tem como objetivos principais trabalhar, junto às indústrias de móveis em Pato Branco, o design, a qualificação na área gerencial, as tendências de mercado, a participação em missões técnicas e feiras nacionais e internacionais", destaca Loregian.

O lançamento do Caderno Referências está marcado para as 19h30, no auditório da ACEPB, que fica na Rua Xavantes, 315. Eventos similares já ocorreram em Arapongas e Apucarana, no norte do Estado, na semana passada. Em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, o lançamento acontece no próximo dia 29. O Caderno Referências está na sua sexta edição.