O Conselho de Gestão da Rede Nacional de Metrologia Legal (RNML) reúne-se no Paraná nesta semana para fazer um balanço das atividades de todos os órgãos delegados do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e projetar as metas para os próximos meses. O encontro, que está sendo organizado pelo Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem), será quinta e sexta-feira (13 e 14), no Hotel Bourbon, em Foz do Iguaçu.

“Ultrapassamos as metas mais otimistas para este período e, com a abertura de novas de novas frentes de ação estamos indo ainda mais longe na prestação de serviços à sociedade”, diz o presidente do Ipem, Paulo Maia. “É importante destacarmos que se tem no Paraná, hoje, laboratórios credenciados por órgãos de reconhecimento nacional e internacional. Buscamos diferentes segmentos da sociedade para discutir a nova forma de atuação do Ipem, o que foi extremamente positivo”, afirma Maia.

A Rede Nacional de Metrologia é composta por 24 órgãos regionais, dos quais 18 da estrutura dos governos estaduais, dois municipais e quatro administrados pelo próprio Inmetro. Esta estrutura vem garantindo a execução das atividades em todos os pontos do território nacional, com presença em 26 Estados, agências em 65 cidades do interior e 23 postos de verificação de veículos-tanque localizados em pólos de distribuição de combustíveis automotivos.

Presidido pelo presidente do Inmetro, o Conselho de Gestão da Rede Nacional de Metrologia faz o acompanhamento de todas as atividades dos órgãos delegados no País. O Conselho também propõe diretrizes e metas de desempenho, avalia o cumprimento do convênio entre os integrantes da rede e delibera sobre propostas de programas e projetos realizados.

A Metrologia Legal é um instrumento de proteção ao consumidor, no que se refere a medidas (peso, quantidade), métodos e instrumentos de medição, de acordo com as exigências técnicas e legais obrigatórias. A exatidão dos instrumentos de medição garante a credibilidade nos campos econômico, saúde, segurança e meio ambiente.

No Brasil, o Inmetro organiza e executa as atividades da Metrologia Legal, assegurando a uniformidade da sua aplicação no mundo, juntamente com o Mercosul e a Organização Internacional de Metrologia Legal.

A Rede Nacional é o braço executivo da Diretoria de Metrologia Legal em todo o território brasileiro. A Rede faz as verificações e inspeções relativas aos instrumentos de medição e o controle dos produtos pré-medidos.