Taipé  – Fabricantes de celulares estão tendo problemas com as fornecedoras de componentes em Taiwan, que não estão conseguindo atender à demanda de telas coloridas e lentes para câmeras que equipam novos modelos. Uma das empresas informou que a falta de peças deve continuar no próximo ano. Os problemas estão afetando a tentativa de impulsionar as vendas de celulares de última geração na temporada de compras de fim de ano.

Entre as empresas que estão enfrentando problemas causados pela falta de componentes para celulares fotográficos estão Motorola, Nokia, Siemens e Sony Ericsson.

– A demanda está ultrapassando a capacidade de fornecimento e acreditamos que a maioria das empresas não está pronta para atender a uma demanda tão forte – disse Major Li, gerente de projetos da Largan Precision, maior fabricante de lentes para celulares de Taiwan, acrescentando que a falha no abastecimento deve continuar no próximo ano.

Li ressaltou que Taiwan é um importante fornecedor de peças para celulares do mercado mundial, com parcela de cerca de 15% das lentes para os celulares com câmeras digitais. A remessa de celulares com câmeras embutidas deve crescer 40% no próximo ano, segundo a empresa de pesquisa Gartner Dataquest.