O Metrosul IV – Congresso Latino Americano de Metrologia, que se realiza no Hotel Bourbon Cataratas, em Foz do Iguaçu, prossegue hoje com a participação de Klaus Hasche, diretor da Divisão de Engenharia de Precisão – PTB/Alemanha, como convidado especial para proferir a palestra magna, a partir das 8h30.

Ainda na parte da manhã estão programadas duas mesas-redondas sobre “Fronteiras do Conhecimento na Metrologia Científica” e “Perspectivas e Desafios para a Metrologia Ambiental”, tendo como debatedores especialistas nacionais e internacionais. Os trabalhos desta quinta-feira incluem também reuniões das Redes Metrológicas Estaduais e da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade.

O Metrosul IV é uma promoção da Rede Paranaense de Metrologia e Ensaios e tem como tema central a “Metrologia e a Competitividade no Mercado Globalizado”. O evento inclui a realização de seminários nacionais e internacionais, minicursos e uma feira de equipamentos, produtos e serviços para metrologia e ensaios.

Durante todo o dia de hoje estão programados a realização do I Seminário Internacional de Metrologia Aplicada a Equipamentos para a Saúde; II Seminário Internacional de Metrologia na Indústria Automotiva, I Seminário Nacional de Metrologia em Meio Ambiente; I Seminário de Metrologia na Indústria Petroquímica e do Gás; I Seminário Internacional de Metrologia em Alimentos; I Seminário Nacional de Metrologia na Indústria Farmacêutica; e I Seminário do Conesul de Metrologia em Química.

Segundo o superintendente da Rede Paranaense de Metrologia e Ensaios, Celso Kloss, a metrologia tem ocupado um lugar de destaque cada vez maior no desenvolvimento da sociedade, da economia e do comércio. “Novas demandas nos campos da engenharia de precisão, da micro e nanotecnologia, da química, dos alimentos e do meio ambiente, entre outras, têm pressionado os organismos e instituições que atuam de forma direta no fornecimento de soluções técnicas e metrológicas, para atender uma sociedade cada vez mais industrializada e competitiva no mercado globalizado”, explica Kloss.

O objetivo do Metrosul IV, de acordo com o superintendente, é buscar o fortalecimento da relação entre fornecedores e consumidores de bens e serviços tecnológicos, de maneira a incorporar e harmonizar funções básicas de competitividade: normalização, metrologia e avaliação de conformidade voltadas ao mercado globalizado.