O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), divulgou nota negando que a venda de ações promovida por sua empresa de participações, a BNDESPar, tenha como objetivo um reforço de caixa para o banco, conforme noticiou na terça-feira, 15, o Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado. Segundo o banco, as fontes para execução do orçamento estão equacionadas e o movimento de venda objetiva “otimizar a alocação de ativos”.

A seguir, a íntegra da nota:

“Diferentemente do afirmado em notícias veiculadas pela imprensa, não tem fundamento especulações sobre a venda de ações da carteira da BNDESPar para que o BNDES possa fazer caixa e cumprir compromissos de desembolso.

O BNDES já declarou que estão equacionadas as fontes necessárias para executar seu orçamento de desembolsos, graças aos ajustes já realizados pelo banco e a um contexto de menor demanda.

A estratégia de gestão da carteira da BNDESPar tem por objetivo otimizar a alocação de seus ativos. Especificamente em relação aos desinvestimentos, tradicionalmente realiza vendas em bolsa quando entende oportuno, sempre com a premissa de não pressionar o mercado. Por fim, seja para os papeis citados nas especulações ou para qualquer outro ativo de sua carteira, a perspectiva de investimento é de longo prazo.”