A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) realiza entre os dias 20 e 22 de março, no Cietep, em Curitiba, a Feira do Comércio do Paraná (Facicom). ?Nosso objetivo é que a Facicom transforme-se num centro de soluções para as demandas do comércio?, diz o superintendente da Faciap, Rubens Maluf Dabul. ?É preciso apresentar ao comerciante, ao lojista, ao empresário, soluções simples, pontuais e rápidas?, ressalta, acrescentando que ?se faz necessário evitar as soluções complexas, oferecidas ao mercado com freqüência?. A feira vai reunir os mais diversos segmentos do mercado, como o de Embalagens, Serviços Financeiros, Logística e Transportes, Mobiliário, Tecnologia da Informação, Segurança, entre outros.

Entre as palestras do evento, destacam-se temas como: Gestão do Comércio Varejista, Legislação do Comércio, Perfil do Consumidor, Direito do Consumidor, Acesso ao Crédito de Qualidade, Embalagem e Design, Segurança do Comércio e da Indústria, Merchandising, Comércio Exterior e Tributação.

A Facicom também irá oferecer, por meio do Instituto de Planejamento e Promoção de Comércio Exterior (IPPEX), oportunidades de vendas e de entrada no mercado internacional, além de palestras técnicas e comerciais, com um Work-office (Oficina de Trabalho) onde os participantes terão aulas práticas sobre exportação e importação de produtos e serviços. ?Esse tipo de trabalho é importante porque permite ao participante uma maior fixação do conhecimento e do conteúdo repassado?, diz Adriana Cordeiro, gerente do IPPEX, destacando que também serão debatidos e estudados os maiores problemas ocorridos com a Aduana, ?bem como aqueles erros corriqueiros que podem implicar em multas ou até mesmo sanções administrativas à empresa exportadora?.

?Este é um evento que visa atender especialmente ao setor varejista, onde vamos divulgar prestadores de serviços e empresas fornecedoras de soluções para o comércio?, reforça o presidente da Faciap, Ardisson Naim Akel.

Desenvolvimento

Além de ser um ponto de encontro para a cadeia produtiva do Estado, a Facicom irá lançar o ?Fórum de Desenvolvimento Regional – compartilhando idéias, buscando soluções?, com o objetivo de dar continuidade às ações do Fórum Futuro 10 Paraná, que teve início em 2006 e contou com a participação do Sistema Associativista. Os encontros deverão ser realizados em mais 9 regiões do Estado, onde estão localizadas as coordenadorias da Faciap.

Mais informações poderão ser obtidas na Faciap, pelo telefone (41) 3259-3000.