O faturamento do comércio da região metropolitana de São Paulo no Dia das Mães deste ano cresceu 4,4% em relação ao mesmo período de 2010, de acordo com levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP). As vendas de bens duráveis aumentaram 3,9% e as de bens semiduráveis, 4,6%, na mesma base de comparação.

Segundo a Fecomercio-SP, o meio de pagamento mais utilizado pelos consumidores foi o cartão de crédito (67%), seguido do pagamento à vista (dinheiro, cheque ou cartão de débito). De acordo com a Fecomercio-SP, o uso do cartão de crédito pode ser explicado pelas facilidades de financiamento apresentadas no momento da compra.

Apesar do crescimento, 71% dos comerciantes consultados pela entidade afirmaram não ter realizado promoção para o Dia das Mães. “Entre os 29% que fizeram algo especial, 80% realizaram ofertas especiais (relâmpago, no dia, na semana), enquanto 20% fizeram sorteios e ou distribuição de brindes”, informa a Fecomercio-SP, em nota.

Em relação ao estoque para a data, 87,5% dos comerciantes consultados disseram que estava igual ao do ano anterior, enquanto 12,5% afirmaram ter feito estoque maior. O levantamento da Fecomercio-SP apurou ainda que 75% dos estabelecimentos contrataram entre um e dois funcionários temporários para atender aos consumidores. A pesquisa ouviu 100 empresas de São Paulo ontem (dia 9).