Centenas de pessoas visitaram ontem os estandes da 9.ª Franchising Fair – Feira Nacional de Franquias, em realização no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), em Curitiba.

Além de 40 expositores e opções de negócio, a feira também traz uma série de palestras gratuitas para quem pretende investir em um negócio próprio através de franquias. Durante todo o evento, que termina amanhã, são esperados 5 mil visitantes.

A expectativa da organização da feira é de que o evento represente cerca de R$ 15 milhões em negócios fechados. Entre as dezenas de opções de investimentos estão os segmentos de alimentação, cosméticos, ensino profissionalizante, cursos de informática, idiomas, prestação de serviços e vestuário.

O franqueador Marcus Coelho, representante do grupo educacional Interasat, conta que ficou surpreso com o movimento de pessoas no primeiro dia da feira. Segundo ele, o grupo, que já conta com 93 franquias, a maior parte nas regiões Sudeste e Nordeste, pretende expandir de maneira mais incisiva no Sul do País.

“Estamos bem confiantes. Apesar de ter apenas dois anos, a Interasat conta com todo o know-how da Orvile Carneiro, que tem 50 anos de história em Belo Horizonte”, afirma.

Além de cursos preparatórios para concursos públicos, Coelho conta que a Interasat oferece opções de cursos profissionalizantes, o que pode fazer a diferença diante da concorrência. “O custo da franquia varia. Se o investidor já contar com uma estrutura, o total de investimento vai variar de R$ 20 mil a R$ 50 mil”, revela.

Um dos segmentos mais procurados nesta edição da Franchising Fair é o de alimentação. Especializada em fastfood, a rede Empada Caipira há 12 anos vem se consolidando no setor. Segundo a franqueadora Rafaela Abalem, há quatro anos, a expansão por franquias já faz parte da política da empresa.

“Já são 20 franquias no Brasil, duas em Curitiba e uma em Maringá”, comenta Rafaela. Segundo ela, a franquia possui um alto valor de retorno com um investimento relativamente baixo. “O total de investimento não passa dos R$ 85 mil, incluindo suporte, capacitação e treinamento”, diz.

Um dos interessados na franquia de Rafaela é o estudante Paulo Henrique Machado, que ressalta a qualidade e a variedade dos produtos oferecidos pela marca.

“Conhecemos a Empada Caipira como cliente e percebemos um futuro promissor do negócio”, afirma. Segundo ele, como existe apoio da franqueadora, a franquia representa uma segurança de investimento.

Já a empresária Mariângela Di Santi Almeida revela que a intenção é conhecer a diversidade de negócios que a feira está proporcionando. “Como a ideia é expandir o investimento em outros negócios, a gente veio conhecer e analisar direitinho as opções. Temos duas opções bem interessantes”, completa.

O ingresso para o evento custa R$ 10,00. Mais informações no site www.franchisingfair.com.br.