A pesquisa Focus divulgada nesta segunda-feira, 10, pelo Banco Central mostra que a projeção do mercado para a taxa Selic segue em 11,00% ao ano para o mês de abril. Ou seja, os economistas acreditam que o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC vai aumentar a Selic em mais 0,25 ponto porcentual na reunião do mês que vem. Para o mercado, a taxa básica de juros vai fechar este ano neste patamar.

Na semana passada, o colegiado de diretores que decide o rumo da Selic divulgou a ata da reunião de fevereiro, quando resolveram reduzir o ritmo de altas de 0,50 ponto porcentual para 0,25 ponto porcentual. O mercado viu no documento a possibilidade de o Copom aumentar mais uma vez a taxa antes do fim do atual ciclo de alta.

Para os economistas consultados pelo BC, 2015 deve iniciar com novo ciclo de alta nos juros básicos. O mercado prevê alta da Selic para 11,50% logo na primeira reunião do ano, em janeiro. Em seguida, a taxa passaria para 11,75% em fevereiro e alcançaria 12,00% em abril, patamar no qual permaneceria até setembro de 2015.