A ministra francesa das Finanças, Christine Lagarde, qualificou como “lixo” rumores segundo os quais o presidente da França, Nicolas Sarkozy, teria ameaçado, no último fim de semana, “tirar seu país do euro”. “Esses rumores são lixo”, declarou a ministra, ao ser questionada sobre o assunto às margens da reunião anual do Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento (Berd) em Zagreb, na Croácia.

Segundo a AFP, Christine Lagarde também qualificou os rumores como “completamente infundados” e disse que eles são “quase um insulto”. Hoje, o jornal espanhol El País publicou, citando fontes, que o primeiro-ministro da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, teria afirmado durante encontro a portas fechadas, na quarta-feira, que Sarkozy chegou a ameaçar “tirar a França do euro” se outros países não apoiassem o pacote de 750 bilhões de euros anunciado na segunda-feira, em Bruxelas. O objetivo do pacote é ajudar nações da região afetadas por um quadro de alto endividamento e baixo crescimento.

Em Paris, fontes do governo francês desmentiram a notícia pouco depois de sua publicação. Isto não impediu, no entanto, que o boato afetasse os mercados europeus de ações durante os negócios de hoje. As informações são da Dow Jones.