A França e a Alemanha querem aplicar em toda a Europa uma tarifa sobre os bancos com o objetivo de levantar recursos para eventuais pacotes de resgate das instituições financeiras, afirmou o ministro de Finanças alemão, Wolfgang Schaeuble. “Minha colega francesa Christine Lagarde e eu concordamos em fazer esta solução caber na estrutura europeia”, disse o ministro ao jornal Die Welt.

No domingo passado, os partidos de centro-direita e liberal que formam a coalizão do governo da Alemanha concordaram em aplicar a tarifa sobre as instituições financeiras no país, que gastou dezenas de bilhões de euros em 2008 para resgatar bancos atingidos pela crise financeira mundial.

Schaeuble reconheceu não poder evitar um repasse de custos dos bancos aos clientes, mas afirmou que conta com as forças do mercado. “Queremos aplicar a taxa de acordo com o tamanho dos bancos e as categorias de risco”, afirmou, acrescentando que considerava as chances de implementar a tarifa na Europa como boas. As informações são da Dow Jones.