O faturamento do segmento de franquias cresceu 16,2% em 2012 na comparação com 2011 e atingiu volume de R$ 103 bilhões, divulgou nesta terça-feira a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Conforme o balanço da entidade, o franchising brasileiro gerou 103 mil novos empregos diretos em 2012, um avanço de 12,3% sobre o ano anterior, totalizando 941 mil empregados. No mesmo comparativo, o número de redes cresceu 19,4%, saltando para 2.426, e o número de unidades ou pontos teve expansão para 104.543.

Para a presidente da ABF, Cristina Franco, os números revelam a maturidade do franchising. “Crescer acima de 10 a 15% todos os anos, um sobre o outro, há quase uma década, revela a solidez adquirida pelo segmento. Se fôssemos um país, nosso crescimento seria mais que o dobro do da China, um fenômeno em matéria de desempenho”, avaliou em nota distribuída à imprensa.

“Este comportamento positivo pode ser explicado pelo ingresso de negócios que foram convertidos para o nosso formato. Também por marcas que realmente nasceram durante o ano passado, ou mesmo por redes que não apareciam, ainda não eram captadas por nossos radares e passaram a despontar em 2012”, completou.

Para este ano, a expectativa da ABF é de um crescimento de 16% em faturamento, 9% em novas redes e 11% em novas unidades. A associação projeta ainda mais de 11% de alta na geração de postos de trabalho.

Setores

O setor que mais cresceu em faturamento no ano passado foi Hotelaria e Turismo, com 97,8%. Logo em seguida, vieram Limpeza e Conservação, com crescimento de 44,5%, e Informática e Eletrônicos, de 32,5%. Em contrapartida, os setores com menor desempenho foram Educação e Treinamento, com 10,3%; Negócios, Serviços e Outros Varejos, que apesar de ser um setor líder em faturamento, cresceu apenas 2,6%; e Fotos, Gráficas e Sinalização, com expansão de 1,6%.