O aumento de 10,4% nas vendas do comércio varejista em agosto, em relação ao mesmo mês do ano passado, representa a maior alta para meses de agosto desde o início da série histórica da pesquisa, em 2001. A informação foi divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Em relação a julho deste ano, as vendas do varejo subiram 2,0% em agosto.

Já as vendas do comércio varejista ampliado – que incluem automóveis e material de construção – aumentaram 2,1% em agosto ante julho e subiram 14,0% na comparação com agosto do ano passado. Em 2010, as vendas do varejo ampliado acumulam alta de 12,2% e, nos 12 meses encerrados em agosto, aumento de 12,3%.

As vendas de veículos, automóveis, partes e peças registraram alta de 2,4% em agosto ante julho e aumento de 19,3% ante agosto do ano passado. Já as vendas de material de construção registraram, em agosto, variação de 2,0% ante o mês anterior e de 19,9% em relação a igual mês de 2009.

Média móvel

O índice de media móvel trimestral das vendas do comércio varejista registrou variação de 1,4% no trimestre encerrado em agosto ante o terminado em julho, segundo informou o IBGE. O resultado mostra uma aceleração em relação ao índice de media móvel de julho, que apresentou alta de 1,12%, e junho, que registrou baixa de 0,15%.