A oportunidade de se profissionalizar para entrar no mercado de trabalho chegou. Começa na próxima quinta-feira, em Curitiba, a 2. ª Mostra de Cursos do Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Essa é a oportunidade de conhecer os 57 cursos técnicos integrados e subsequentes ao Ensino Médio oferecidos pelo Instituto, além das outras cinco pastas de nível superior que estarão disponíveis a partir do primeiro semestre de 2011 em Curitiba, Londrina e Paranaguá.

Pelo menos outros dez cursos superiores estão disponíveis também em Palmas a partir do segundo semestre do próximo ano. Ao todo, são mais de 3.620 vagas ofertadas pelo IFPR.

A mostra começa quinta-feira e segue até sábado. Nesses três dias, jovens interessados em estudar no IFPR poderão conhecer os cursos, conversar com professores e até mesmo conhecer na prática as atividades realizadas em alguns dos cursos técnicos oferecidos no instituto.

“Teremos exposição dos cursos de Eletromecânica, Programação de Jogos Digitais, Enfermagem, Massoterapia, dentre outros”, adianta o professor Boanerges Cândido da Silva, coordenador da mostra.

Além de 38 novos cursos em relação ao ano passado, o processo seletivo de 2011 utilizará, pela primeira vez, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso nos cursos de nível superior.

“Nesse caso utilizaremos a nota do Enem como forma de ingresso, como já acontece em outras instituições de ensino”, ressalta. Para o curso técnico integrado e subsequente será aplicada uma prova regular, com os conteúdos específicos disponíveis no edital do processo seletivo.

De acordo com Silva, os cursos técnicos podem ser considerados como a porta de entrada no mercado de trabalho. “O ensino técnico tem como objetivo suprir a demanda da sociedade por mão de obra especializada”, afirma Silva.

As inscrições para o processo seletivo 2011 poderão ser feitas até o dia 8 de novembro, exclusivamente pelo site www.ifpr.edu.br, e custam R$ 35. A mostra acontece no campus da Rua João Negrão, 1285, em Curitiba, das 14h às 22h, nos dias 14 e 15, e das 9h às 17h, no dia 16.

Parceria

A Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social (SETP) firmou uma parceria com IFPR para divulgar cursos gratuitos de curta duração para qualificação profissional.

O objetivo é aumentar as chances dos trabalhadores conseguirem vagas no mercado de trabalho. As inscrições começaram na última sexta-feira, e seguem até o dia 5 de novembro.

Se você tiver dúvidas ou sugestões, envie e-mail para emprego@oestadodoparana.com.br.