Projetos desenvolvidos por empresas do setor mineral e trabalhos científicos elaborados por estudantes universitários em prol da sustentabilidade na indústria mineral são o foco das premiações que acontecerão paralelamente ao II Seminário da Indústria Mineral Sustentável, a ser realizado nos dias 23 e 24 de outubro, em Curitiba, no Cietep.

Promovido pelo Conselho Setorial da Indústria Mineral, o evento objetiva apresentar novos conceitos e práticas sustentáveis, assim como demonstrar para a sociedade a importância do setor da indústria mineral nas atividades do dia-a-dia.

Melhores Práticas

Para reconhecer e estimular as contribuições das empresas que compõem o setor mineral em ações que otimizam e melhoram o trabalho das indústrias, será promovido o Prêmio “As Melhores Práticas da Indústria Mineral Paranaense”. A premiação contempla quatro categorias: Meio Ambiente; Tecnologia/Inovação; Responsabilidade Social e Profissional do Ano. Podem participar micro, pequenas, médias e grandes indústrias, desde que seus projetos e ações estejam implantados a partir de 2005 e que tenham no mínimo seis meses de execução.

Na categoria Meio Ambiente, serão avaliados como requisitos nos projetos as iniciativas que resultaram em melhorias na qualidade do ar, água e solo, como a redução na emissão de partículas, melhoria no tratamento de efluentes, reaproveitamento de rejeitos, redução de energia e recuperação de áreas degradadas. Em Inovação/Tecnologia, o requisito é a apresentação de iniciativas que resultaram em melhorias nos métodos de mineração, processos de lavra, beneficiamento e transformação mineral.

As empresas que se inscreverem na categoria Responsabilidade Social deverão apresentar ações que promoveram o desenvolvimento econômico, social, cultural, educacional e ambiental, tanto internamente quanto na comunidade afetada pela atividade. Já na categoria Profissional do Ano, serão avaliadas as contribuições técnicas e empresariais do profissional para a promoção, reconhecimento e melhoria do setor mineral.

As inscrições devem ser feitas até o dia 30 de setembro pelo site www.fiepr.org.br/fiepr/conselhos. Mais informações pelo telefone (41) 3271-9862 ou pelo email conselhotematico@fiepr.org.br