A indústria foi o "grande destaque" entre os setores no Produto Interno Bruto do segundo trimestre de 2007, segundo a gerente de contas trimestrais do IBGE, Rebeca Palis. O PIB industrial cresceu 1,3% no segundo trimestre ante o primeiro trimestre deste ano e aumentou 6,8% ante o segundo trimestre de 2006, o maior crescimento ante igual trimestre de ano anterior registrado desde o segundo trimestre de 2004.

No segundo trimestre de 2007, ante igual período do ano passado, houve forte expansão, no PIB industrial, na indústria de transformação (7,2%), construção civil (6,3%), energia elétrica (6,1%) e indústria extrativa mineral (5,9%).

Os destaques de crescimento da indústria de transformação – que mostrou forte aceleração, já que tinha crescido apenas 2,7% no primeiro trimestre de 2007 ante igual período de 2006 – foram, segundo Rebeca, máquinas e equipamentos, setor automotivo, material elétrico, produtos químicos e metalurgia. No caso da indústria extrativa, o principal destaque foi minério de ferro (9,1%).